top of page

20 mil toneladas de lixo são geradas diariamente em São Paulo

  • forumfdc
  • 2 minutes ago
  • 2 min read

Somente os resíduos sólidos coletados em domicílio totalizam cerca 12 mil toneladas diárias

 

Por Luiza Borgli e João Montoza

 

São Paulo é a cidade que mais produz resíduos no país. A capital produz 20 mil toneladas de lixo diariamente, sendo 12 mil resíduos sólidos coletados nas residências. De acordo com mapa divulgado pela prefeitura municipal, atualmente  descartes irregulares ocorrem 1.400 locais.

Para quem tem hábito de descartar o lixo irregularmente pode receber uma multa de até R$ 25 mil para lixo comum e R$ 30 mil para entulho, segundo a Lei nº 17.916 sancionada em 2023.Embora a coleta seletiva na capital tenha aumentado 28% no ano em que a norma foi implementada, das 20 mil toneladas de resíduos coletados diariamente, 40% são recicláveis, e apenas 7% do material são reaproveitados.

Contudo, a Prefeitura de São Paulo anunciou que 100% das ruas já são atendidas pela coleta seletiva. Os materiais recicláveis são recolhidos ao menos uma vez por semana e a população pode obter informações sobre o atendimento domiciliar no site: prefeitura.sp.gov.br.

O prefeito Ricardo Nunes, afirmou que tem feito a sua parte, e que espera que a população faça o mesmo, e tenha a consciência e o desejo de se informar sobre o meio ambiente.

“ Em todas ruas de São Paulo passa o caminhão. A pessoa só não vai separar e colocar o lixo reciclado se ele não tiver amor pela sua cidade, pela tua vida, pelo teu filho, pelo teu neto, pelas gerações futuras, é uma questão de conscientização das pessoas também.A gente não pode ficar o tempo inteiro passando a mão na cabeça de todo mundo.”

O anúncio do prefeito foi realizado durante a Eco Expo 2025, evento dedicado à gestão de resíduos sólidos, que acontece até o dia  23 de outubro, na Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme. A feira promove debates técnicos e apresentações de tecnologias destinadas a coleta dos resíduos e à recuperação energética.

O presidente da Eco Expo, Jesus Gomes, explicou a importância de aliar a iniciativa público privada no campo da sustentabilidade.

É muito importante, porque o evento traz a troca de informação, tanto dos profissionais que tão aqui no Brasil, quanto aqueles que estão vindo para cá para palestrar. A gente tem um conteúdo técnico muito diversificado, muito amplo, que através dos painéis temáticos falam de absolutamente tudo da cadeia. Então, essa troca de informação, interatividade e conhecimento é muito relevante”

 

A Eco Expo antecedeu em 20 dias a realização da COP 30. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 é responsável por tomar as decisões necessárias para implementar os compromissos assumidos pelos países no combate às mudanças climáticas.

 

 

A Central de Notícias da Rádio Tucuruvi é uma iniciativa do Projeto “Bossa Nova: das vaias aos aplausos”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

 

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page