A IMIGRAÇÃO JAPONESA COMPLETA 114 ANOS.
- forumfdc
- Apr 5
- 2 min read
Em comemoração, o Museu abrirá o 9º andar para visitação.
Reportagem: Caroline Rossetto
Em junho de 2025, marca os 114 anos da chegada da Imigração Japonesa ao Brasil. Em comemoração, o Museu da Imigração Japonesa reabrirá as portas do 9º andar, para abrigar uma nova exposição, que reforça a mostra permanente com os objetos simbólicos que marcam a cultura nipônica desde que se estabeleceram em terras tupiniquins.
O acervo possui informações da extensa viagem de navio até o solo brasileiro, roupas, objetos, réplicas de casas, animais empalhados, entre outros. Na nova exposição, o acervo inédito irá apresentar espadas,roupas de exércitos samurais, mangás, cosplays e uma sala totalmente dedicada à cultura pop japonesa, com destaque para o icônico heroi Jaspion.
O museu possui o maior acervo sobre a cultura japonesa no Brasil. Ao todo, são 97 mil itens que retratam a vida, os costumes, a rotina, preservando a história desse povo tão rico em conhecimento.
A influencer cearense, Gabriele Alves, esteve no museu pela primeira vez e contou o que achou do espaço:
“É a minha primeira vez no museu e em São Paulo. A minha primeira impressão está sendo muito boa, por muitos motivos. Mas a nossa primeira impressão está sendo incrível. É muito bom a gente conhecer um pouco da cultura. A gente assiste coisas, vê e gosta e sempre que possível, a gente vê de perto,ver como era e como foi. É sempre interessante. Nunca tive contato com a cultura japonesa. É a primeira experiência que eu tive, tanto no bairro da Liberdade quanto ver as pessoas. No Ceará, não temos contato com a cultura japonesa. Só temos a Praça do Jardim Japonês, só que não é tão estruturada quanto vemos aqui”. diz ela.
O nono andar também irá mostrar uma linha do tempo completa, mostrando a evolução dos imigrantes e seus descendentes que migraram para a economia, política, esportes, educação,artes e entretenimento, agricultura e política.
O Museu da Imigração Japonesa está localizado na Rua São Joaquim, 321 - Liberdade. Os horários de funcionamento são de Terças- Feiras aos Domingos, das 10h00 às 17h00. Às quartas-feiras, os ingressos são gratuitos. Demais dias, são R$16,00 (inteira) e R$8,00 (meia).
A Central de Notícias da Rádio Tucuruvi é uma iniciativa do Projeto “Bossa Nova: das vaias aos aplausos”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comentários