A RETROSPECTIVA DA CARREIRA DO ARTISTA VISUAL ARTHUR JUNGLE É TEMA DA MOSTRA NO CENTRO CULTURAL FIESP.
- forumfdc
- Mar 23
- 2 min read
Desde o dia 19 de fevereiro de 2025, o Centro Cultural FIESP, apresenta a mostra “TUDO PODE (perder-se)” do artista multifacetado, formado pela ECA-USP, Arthur Jungle. Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição apresenta uma retrospectiva dos 45 anos de carreira desse fotógrafo paulista de 66 anos de idade.
A exposição apresenta peças originais da década de 1980 e que foram as primeiras a serem concebidas e trabalhos feitos exclusivamente para a montagem dessa exposição em sua homenagem.
São várias instalações com o uso de vários tipos de suporte diferentes e técnicas variadas, relacionada aos uso de artes visuais e comunicações em massa, além de uma série de vídeos de depoimentos explicando a técnica de usar a videoarte em suas confecções.
A engenheira ambiental boliviana, Rocío Esquelale, veio conhecer os centros culturais paulistanos e aproveitou para visitar o Centro Cultural Fiesp e nos contou o que achou da exposição:
“Eu gostei muito da exposição e conheço vários artistas bolivianos, mas estou conhecendo melhor os artistas brasileiros que são muito interessantes. Esse que eu estou vendo agora, onde ele pegou fotos em todos os lugares e gostei. Não tenho contato com fotografia ou arte em geral, mas eu gosto muito de ver fotografias e demais imagens, conhecer os artistas e que eles transmitem e tudo aquilo que podemos ver e saber”, diz ela.
Arthur transforma tudo em poesia e as coisas vão se transformando em diferentes texturas, moldes, pesos e formas e tudo é confeccionado com alumínio, bronze, mármore e tapeçaria.
A exposição totalmente experimental convida o público a refletir sobre a vanguarda do artista e a como se expressar diante de diversas técnicas diferentes utilizadas, dando espaço para reflexões artísticas diversas.
O Centro Cultural FIESP está localizado na Avenida Paulista, 1313 - Bela Vista. A exposição é gratuita e os horários de funcionamento são: terças-feiras aos domingos: das 10h00 Às 20h00. A mostra fica em cartaz até 20 de julho de 2025.
A Central de Notícias da Rádio Tucuruvi é uma iniciativa do Projeto “Bossa Nova: das vaias aos aplausos”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments