Brasil vive alta nos casos de dengue; fique alerta aos sinais de risco da doença
- forumfdc
- Mar 25, 2023
- 2 min read
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e com maior incidência de casos em épocas mais chuvosas e quentes do ano, a dengue está em expansão em diferentes partes do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, nos dois primeiros meses de 2023, o número de casos foi 46% maior em relação ao mesmo período de 2022. No ano passado, a doença ceifou 1.016 vidas e houve cerca de 1,5 milhão de casos confirmados.
No estado de São Paulo, em janeiro e fevereiro, cerca de 21 mil pessoas foram diagnosticadas com a dengue e houve 13 óbitos. A maioria dos casos foi no Noroeste paulista, mas também há números expressivos de infecções na capital paulista. Até 13 de março, nas dez primeiras semanas epidemiológicas do ano, foram confirmados 1.193 casos de dengue na cidade, alta de 32,85% em relação aos 898 casos no mesmo período do ano passado.
A principal estratégia para o combate à doença continua sendo evitar que haja locais ou recipientes que acumulem água e, assim, se transformem em criadouros do mosquito.
O médico infectologista Marcos Caseiro explica que é preciso ficar atentos aos sintomas da doença. “A dengue, apesar da gravidade, é uma doença com baixa taxa de mortalidade. Os sintomas mais comuns são dores no corpo, no globo ocular, na cabeça e febre. Ao sentirem esses sintomas, a pessoa contaminada deve se hidratar corretamente e procurar por um atendimento médico. Mas é preciso também ficar atento ao que nós chamamos de sinal de alerta, que é quando o paciente começa a vomitar e a ter dor abdominal. Esses casos podem evoluir para a forma mais grave da doença”, explicou.
No dia 2 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Qdenga, produzido por uma farmacêutica chinesa, é composto de quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença.
O novo imunizante ainda não está à venda no Brasil, algo que só deve ocorrer a partir do segundo semestre, e não há projeções de quando estará no Programa Nacional de Imunizações, condição necessária para que passe a ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Central de Notícias da Rádio TUCURUVI é uma iniciativa do Projeto O Jazz e suas Divas. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments