CAIXA CULTURAL APRESENTA A MOSTRA “TRAÇOS MODERNISTAS”
- forumfdc
- Jun 1, 2022
- 2 min read
EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNADE 1922.
Reportagem: Caroline Rossetto
Desde o dia 19 de fevereiro, a Caixa Cultural apresenta a exposição intitulada “Traços Modernistas”, em comemoração ao Centenário de Semana de Arte Moderna de 1922.
A mostra faz parte da iniciativa “Percursos e Acervos do Movimento Caixa'', com uma curadoria feita através do acervo preservado pertencente ao banco, nas unidades da Caixa Cultural ao redor do Brasil.
Essas obras buscam elementos da brasilidade, em ambientes macrossociais e lançam um olhar sobre sobre o fluxo permanente e comportamental da sociedade. A instituição tem como pensamento difundir a pesquisa, estudos e formação da identidade e promoção da cidadania, em torno do comportamento da época, sendo na esfera política e artística.
O visitante poderá encontrar obras de artistas brasileiros como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti e muitos outros artistas da época e os da nova geração, como Clóvis Moreno, Santos Lopes e Nicolas Vlavianus.
A bancária cearense Elzenda Moraes pôde conferir a exposição e saiu impactada com a beleza das obras:
“Eu estou aqui visitando a exposição da Caixa Cultural que é sobre o Movimento Modernista. Eu acho de extrema importância e a Caixa Cultural não poderia ficar de fora nesse momento de falar sobre a Semana de Arte de 22. Acho que ela está perfeitamente dentro da proposta, a curadoria foi extremamente cuidadosa e estou feliz de estar aqui de estar havendo essa exposição. Na verdade, se fala muito sobre o Modernismo como brasileiro, mas São Paulo, de fato, foi o berço do Modernismo, não podemos negar. Não sei falar se existem artistas cearenses modernistas, eu costumo consumir arte e vou a exposições e tudo e por conta da pandemia, acredito que não houve tempo de preparo para selecionar artistas cearenses modernistas. Eu não conheço nenhum”, completa.
A mostra ainda apresenta um espaço totalmente imersivo, onde poderá conhecer um pouco melhor sobre a vida e obra do compositor Heitor Villa-Lobos.
O Gilberto Zani esteve com o seu amigo, conferindo a exposição na hora do almoço: “Estou agora no Centro Cultural da Caixa e resolvi fazer um passeio. Estou apreciando
todas as obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake. Ou seja, uma exposição fantástica. Esse ano estamos completando os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e eu fico muito feliz, porque a Caixa Econômica me surpreendeu e nunca pensei que teria uma exposição tão linda com artistas famosos sendo exposto aqui. Recomendo que venha, é gratuito e não tem desculpa para não vir. Venham porque é lindo. Tem uma linha do tempo aqui, que se você tiver paciência para ler, você entenderá muito sobre o Brasil, sobre os 100 anos e antes dos 100 anos.
A Caixa Cultural está localizada na Praça da Sé, 111 - Centro Histórico Horários: 3as Feiras aos Domingos: Das 10h00 às 18h00
ATÉ 22 DE MAIO DE 2022 GRATUITO
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para a Cidade de São Paulo.

Comments