top of page

CHILE, 1973. O INSTITUTO MOREIRA SALES TRAZ PANORAMA GERAL DAS DITADURAS MILITARES NA AMÉRICA DO SUL

  • forumfdc
  • Apr 30, 2023
  • 2 min read

Reportagem: Caroline Rossetto


Nas décadas de 1960 e 1970, a América Latina sofreu com repressões e ditaduras militares. Através desse panorama, o IMS trouxe a mostra "Chile, 1973" onde estão expostas as imagens feitas pelo fotógrafo baiano Evandro Teixeira.


Enviado pelo Jornal do Brasil a trabalho, Evandro desembarcou no Chile, pouco depois do golpe militar, no dia 11 de setembro de 1973.


Suas fotografias, de cunho bastante forte, revelam uma cidade totalmente ocupada por forças militares bem agressivas. Uma das séries de fotos icônicas e bem marcantes, é o velório do poeta e escritor, Pablo Neruda, dentro dos escombros de sua casa, após inúmeros ataques.


Outra série importante são as fotos das manifestações em oposição ao governo do general Augusto Pinochet.


E, tecendo o fio, ao mesmo tempo, o Brasil estava em pleno regime militar, na época em que foi instituído o AI-5, a fase mais agressiva da ditadura.


Na mostra, vemos a impactante fotografia do Forte de Copacabana tomado por soldados, em 1964. E o público sai com a boca aberta da exposição. É o caso do auxiliar de enfermagem Elderick:


"Eu acho parecida as ditaduras brasileira e chilena, em termos de opressão, presos e mortes políticas, pessoas sumidas e repressão aos movimentos contra os movimentos escolares e estudantis. Eu acho que foi bem parecido com o que tivemos no Brasil. Todas as ditaduras têm essas características e a mesma essência: repressão, corrupção, exagero de poder, homicídio, omissão, empobrecimento, enriquecimento de classes bem distintas que são conservadoras e ligadas ao militarismo", diz ele.


Ele diz também que ficou impactado com a exposição que procurou não esconder nada. E que sai com uma linda bagagem cultural.



A exposição não quer apenas mostrar e deixar as pessoas chocadas com as fotos. Ela nos faz questionar e lutar cada vez mais pelo direito à democracia, liberdade e autonomia.


A mostra está no Instituto Moreira Salles, às 3as aos domingos e feriados, das 10h00 às 20h00, na Avenida Paulista 2424, 6o andar.


A entrada é gratuita.


A Central de Notícias da Rádio TUCURUVI é uma iniciativa do Projeto O Jazz e suas Divas. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page