CMP oferece curso sobre hortas orgânicas em São Paulo
- forumfdc
- May 11, 2023
- 2 min read
A Central de Movimentos Populares (CMP) oferece a militantes de movimentos populares e sociais uma nova edição do curso Escola Soberania Alimentar – formação de lideranças comunitárias em agroecologia. O objetivo do curso, que teve início na primeira semana de maio, é formar pessoas que tenham o interesse de discutir a importância da alimentação saudável e acessível, além de terem o desejo de montar projetos autogeridos de compostagem e hortas orgânicas em seus territórios, que alavanquem a organização das comunidades.
Com atividades teóricas e práticas, o curso gratuito, reúne 25 alunos até o próximo dia 10 de julho. As aulas são divididas em quatro módulos como Compostagem; Recipientes e Canteiros; Preparo da Terra e Escolha dos Alimentos e Plantio de Mudas e das Sementes. Segundo Miriam Hermógenes, da direção municipal da CMP de São Paulo, o projeto Escola Soberania Alimentar nasce também com a preocupação de enfrentar a carestia, a fome e a miséria, uma vez que o Brasil tem hoje mais de 33 milhões de brasileiros que não têm garantido o que comer em suas casas.
“Nós estamos com a nossa segunda turma desenvolvendo o conceito de hortas urbanas na cidade de São Paulo em pequenos espaços na sede da CMP. Nosso objetivo é formar lideranças para desenvolver nos seus territórios, nas suas casas, nos seus bairros, hortas, com conceito de um acesso à alimentação saudável, que ela mesma possa produzir. Dia 3 de maio foi nosso primeiro encontro com os alunos e desenvolvemos nossas composteiras, uma técnica que mistura serragem e orgânicos, matéria prima que vai ser desenvolvida dentro da terra para poder produzir um alimento saudável”.
O projeto Escola Soberania Alimentar conta com o apoio do Tarcísio de Paula Pinto, consultor em gestão de resíduos, e com a assistente social Marcia Terlizzi, especialista em organização comunitária.
Entre os dias 5 e 7 de maio, os alunos da Escola Soberania Alimentar da CMP estarão com uma barraca na 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no Armazém do Campo, em São Paulo.
A Central de Notícias da Rádio TUCURUVI é uma iniciativa do Projeto O Jazz e suas Divas. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments