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Comunidade enfrenta dificuldade com agendamento e atendimento do SUS

Apesar do grande investimento, a população reclama da demora em conseguir consultas e do atendimento nas unidades de saúde.


Por Gabriel Nassif


Em abril de 2024, o serviço público de saúde da capital foi eleito pelo quarto ano seguido como o “Melhor de São Paulo”, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Apesar disso, a população ainda enfrenta problemas com o atendimento e agendamento de consultas.


Atualmente a rede municipal de saúde de São Paulo conta com 1.037 equipamentos distribuídos em todas as regiões da cidade, porém as demoras em conseguir agendar consultas e a precariedade dos atendimentos em alguns equipamentos incomodam a população.


Em conversa com uma moradora (52) da região da Brasilândia que não quis se identificar, ela desabafa sobre sua experiência com o SUS (Sistema Único de Saúde). “É bom, não vou falar que é uma coisa ruim, mas tem algumas coisas que ficam a desejar” afirma.


Para ela a demora nos agendamentos, principalmente de especialidades, precisa ser melhorado. “Às vezes é uma coisa que você tem certa prioridade, mas demora você também não é bem orientado” relata a moradora sobre o atendimento.


A moradora conta que já enfrentou problemas com a equipe interna durante alguns atendimentos, mas explica que varia do equipamento e do dia. “O pessoal interno, às vezes faz um pouquinho de corpo mole para atender a gente” comenta.


Segundo ela, esse pode ser o motivo de alguns tumultos e atrasos que acontecem nas unidades. “Têm dias que você vai e esta tranquilo, as coisas parecem que funcionam bem, mas tem dias que é tudo atribulado” comenta a moradora.


Em comparação, Osvaldo Lúcio Ferreira, aposentado, afirma que nunca encontrou problemas com os atendimentos. “Não tenho nenhuma reclamação” declarou.


“Sempre que eu precisei fui bem atendido, sempre fui atendido na hora certa. Atende as nossas necessidades” conclui Osvaldo.


Segundo o portal da prefeitura de são Paulo, a gestão municipal já investiu mais de R$ 22 bilhões na área de saúde em 2024. Ao todo a cidade contempla 26 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).


Além disso, as unidades contam com o trabalho complementar e preventivo das 1.682 Equipes Estratégia Saúde da Família e 9.506 Agentes Comunitários de Saúde, distribuídos pelas seis Coordenadorias Regionais de Saúde.




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