Reportagem: Caroline Rossetto
A Vila Itororó, localizada no bairro do Bixiga/Bela Vista foi construída da década de 1920 (entre os anos 1922 a 1929), pelo comerciante português Francisco de Castro. Esse conjunto de casas foi a primeira vila urbana que existiu na capital paulista, que é composta por um grande palacete ao centro e ao redor, formado por um conjunto de 37 imóveis.
O material de construção utilizado foi os restos de entulho do incêndio que atingiu o Teatro São José. Seu principal uso foi destinado a moradia, com casas de aluguel. Nos tempos áureos, Francisco utilizava a sua casa para grandes festas e encontros. Com o passar do tempo, atolado em dívidas, Francisco não conseguiu manter-se naquele casarão de estilo surrealista e todo o patrimônio foi tomado por credores.
Com a morte de Francisco, o local ficou abandonado até 1996, quando a Prefeitura decidiu que o local era considerado de utilidade pública e a partir de 2012, tudo foi reformado e só em 2021, a Vila Itororó abriu com um dos mais importante Centros Culturais da cidade:
O coordenador e curador do local, Diogo Viana, nos contou como é manter o espaço:
“A vila foi entregue a primeira fase de restauro em 2021, e a gente mantém as programações. Então, hoje a gente recebe cerca de 15 mil pessoas, frequentando a nossa programação cultural, de música e de oficinas. A gente tem algumas intervenções de manutenção do espaço e contamos com uma terceirizada, mas a gente tem grandes desafios diariamente na manutenção e na programação a gente recebe um recurso de contratação artística.
Atualmente, o Centro Cultural oferece cursos de dança, teatro, shows, intervenções artísticas e passeios guiados, esporadicamente. Para saber mais da programação cultural da Vila, acesse as redes sociais: @vila_itororo
A Vila está localizada na Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. A entrada é gratuita e os horários de funcionamento são terças-feiras aos domingos: das 10h00 às 19h00.
A Central de Notícias da Rádio Tucuruvi é uma iniciativa do Projeto “Bossa Nova: das vaias aos aplausos”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
留言