EM NOVEMBRO, O CONCURSO “PADOCARIA SÃO PAULO” ELEGEU A MELHOR PADARIA DA ZONA NORTE.
- Jan 21, 2022
- 2 min read
A padaria “Estado Luso” também venceu a categoria do melhor pão de São Paulo.
Reportagem: Caroline Rossetto

No dia 09 de novembro de 2021, ocorreu a primeira edição do concurso “Padocaria São Paulo”, que é um projeto que busca enaltecer a história, a cultura, a tradição, os produtos e serviços prestados pelas padarias da cidade de São Paulo, além de levar os paulistanos a redescobrir e eleger as melhores padarias de cada região. Com as categorias: melhor café, pão na chapa, pão, doce, melhor sanduba, serviço de frios, time de chapeiros e salgados, a padaria “Estado Luso” ganhou em duas categorias: melhor padaria da Zona Norte e melhor pãozinho.
Cerca de 750 padarias estiveram na competição. O concurso foi realizado em 3 etapas e recebeu cerca de 63 mil votos, pelo júri popular.
Na primeira fase, que ocorreu em outubro, o público votou nas seis mil padarias existentes na cidade, e que fossem de sua preferência.
Na segunda fase, as cinco padarias mais votadas de cada região ( norte, sul, leste, oeste e centro) foram escolhidas pelo público e por um time de jurados especializados em gastronomia e exploradores da cidade, que participaram da eleição.
Na terceira e última etapa, os ganhadores foram divulgados. A MELHOR PADARIA DA ZONA NORTE A padaria cinquentenária Estado Luso, localizada na Vila Paulicéia, Parada Inglesa, é um espaço pequeno, mas com uma movimentação enorme. Inaugurada em 1965, a “Estado Luso” está em sua terceira geração de padeiros.
Há 30 anos, em 1992, o pai do atual administrador assumiu a direção do empreendimento. Atualmente, a padaria é administrada por Renan Botelho, junto com o seu irmão. Com cerca de 50 funcionários para atender toda a demanda que a região precisa, eles produzem diariamente cerca de seis mil pães franceses.
Essa conquista não é à toa: os pães são assados em um antigo forno a lenha, que funciona 24 horas por dia. Um dos administradores da padaria, Renan Botelho, de 30 anos, explica o sucesso: “Acho que o segredo é acreditar na qualidade do produto, sempre trabalhamos com a melhor coisa que tem no mercado, matéria prima de qualidade e contamos com profissionais que estão conosco há anos.
Nosso padeiro chefe trabalha aqui há 30 anos e acho que o nosso grande diferencial em si é o nosso forno a lenha: em São Paulo somos a única ou uma das únicas que utilizam forno a lenha para fazermos os nossos pães, que dá crocância e sabor para eles” afirma Renan Para o concurso do ano que vem, a padaria prepara novidades. Em paralelo ao “Padocaria SP”, eles planejam criar o maior pão na chapa, em razão das festividades do aniversário dos 467 anos da cidade de São Paulo e também um final de semana especial, no mesmo estilo do “Botecaria SP”, que promove a cultura botequeira, apresentando drinks e petiscos. “Estamos sempre trazendo novidades e o segredo é manter a tradição e o pioneirismo das coisas. É ótimo inovar, mas é preciso manter o que é bom. O que é bom tem que ser perpetuado” conclui ele.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comments