INAUGURADA EM AGOSTO NA ZONA NORTE, ESCOLA MAKIGUTI OFERECE CURSOS NA ÁREA DA SAÚDE.
- Jan 21, 2022
- 2 min read
Cursos gratuitos fazem parte da instituição, cuja sede está localizada na Cidade Tiradentes.
Reportagem: Caroline Rossetto

Em agosto de 2021, o prefeito Ricardo Nunes, inaugurou o Núcleo Descentralizado Norte I da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, em Santana, Zona Norte da capital paulistana, no contra turno de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM)Prof. Derville Allegretti. Esse é o primeiro núcleo descentralizado da Escola Professor Makiguti, cuja sede funciona há 16 anos, na Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, administrada pela Fundação Paulistana, órgão da Secretaria Municipal de Educação.
A unidade da Zona Norte que oferece 140 vagas nos cursos na área da saúde, como farmácia e saúde bucal, é uma grande parceria da Fundação junto com a Secretaria, que tem o objetivo de ampliar os cursos de profissionalização técnica, levando o ensino de referência conquistado ao longo do anos, para outras regiões e para também conquistar novos alunos.
“Antes da pandemia, a procura por cursos na área da saúde sempre foi muito grande, em nossa escola, na Cidade Tiradentes. A pandemia trouxe uma busca ainda maior por esses cursos e também, veio a necessidade de termos uma mão de obra qualificada em cursos rápidos. Não dá para esperar para fazer um curso de 4 ou 5 anos para ter essa formação e ir para o mercado de trabalho. A necessidade é agora”, afirma a diretora geral da Fundação Paulistana Maria Eugênia Ruiz Gumiel.
Morador da Cidade Tiradentes, o cabeleireiro e estudante da escola da Zona Norte, Felipe Caetano,30 anos, nos conta que se inscreveu, mas que não esperava ser chamado.
“Acredito que para a minha carreira profissional, toda essa etapa que está acontecendo agora, será muito importante. Quero muito ser um empresário de sucesso”, afirma o estudante.O fator decisivo que contribuiu para a escolha do curso de Farmácia, foi a pandemia e a trágica perda de colegas e pessoas próximas por causa da COVID-19.
“Eu sou do tipo de pessoa que gosta de ajudar as outras. Venho para a escola e fico pensando que se eu tivesse estudado antes, eu poderiater contribuído mais nesta pandemia”, ressalta Felipe.
Através de uma amiga que se formou na Escola Makiguti e que divulgou em suas redes sociais, a Áurea Pereira Guedes, atualmente desempregada, 28 anos, se inscreveu e entrou através de um sorteio, mediante algumas necessidades.
“Eu queria muito estudar. Como estou desempregada, não tinha como pagar por um curso particular, pelos materiais, transporte e alimentação, então tudo levamos em conta, por causa do nosso bolso. Precisava estudar e ter algum conhecimento e não tinha como. Quando fui selecionada, ganhei uma bolsa de 100% e fiquei muito contente”.
Áurea, que optou pelo curso de saúde bucal, está esperançosa com o curso: “Aprendi muita coisa. Os professores são excelentes e extremamente capacitados. A grade acadêmica e o conteúdo são muito bons. Eles nos preparam para enxergar horizontes. O aluno conclui o curso preparado para prestar um concurso”, afirma a estudante.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comments