NO MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO PRECONCEITO AO AUTISMO, O ESPORTE É UM MEIO DE INCLUSÃO
- forumfdc
- Apr 8, 2023
- 2 min read
Reportagem: Caroline Rossetto
A ONU definiu o dia 02 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é uma data para educar e conscientizar a população e evitar o preconceito sobre o indivíduo que é portador de Espectro Autista.
Muitas pessoas ainda não compreendem o que isso significa, gerando muitas dúvidas, por falta de conhecimento e de informações adequadas e de qualidade.
É um transtorno que apresenta diversos níveis, dos mais leves aos mais graves, mas é preciso entender que é apenas uma forma diferente de enxergar o mundo e reagir às mais diversas tensões sociais.
Geralmente,o portador do espectro autista, têm baixa interação social, levando-o à exclusão, disseminando ainda mais o preconceito, ao bullying e práticas não recomendadas. Uma forma de incluí-los ao mundo de pessoas típicas, é o esporte.
A atividade esportiva é aconselhada a ter início já na primeira infância, para que suas funções cognitivas, como memória, equilíbrio e atenção, sejam trabalhadas e estimuladas, melhorando a sua memória, autoestima, independência e condicionamento físico.
Os esportes mais adequados são basquete, ginástica, judô, corrida e circuitos e taekwondo. O mestre em artes marciais e taekwondo, Alex Cunha, nos explica como que o esporte pode ajudar na capacidade de se adaptar:
“As artes marciais, o taekwondo em específico, são também uma forma de inclusão para autistas e outras pessoas que tenham condições diferenciadas, porque a luta em si, traz um aspecto de enfrentamento, onde essa pessoa vai enfrentar não a sua condição diferenciada, mas sim, o próprio preconceito, com o qual a sociedade sempre vai enxergá-la. Era muito mais forte antes, mas felizmente tem mudado ao longo tempo. A prova disso é a criação da Paraolimpíadas e os campeonatos de parataekwondo, onde pessoas artistas, surdas, com Síndrome de Down ou faltando alguma parte do corpo: como o antebraço, por exemplo, conseguem fazer participações excepcionais dentro do combate, mas o próprio treinamento delas ao longo dos anos, vai mostrando que eles tem uma condição diferente, mas que podem participar de uma maneira muito ativa”, diz.
O esporte é uma maneira de oferecer suporte emocional e físico, melhorando a comunicação e a autoconfiança. É importante lembrar que todas as atividades físicas devem ser acompanhadas por um profissional específico da área durante a prática, para acompanhar a evolução do tratamento.
A Central de Notícias da Rádio TUCURUVI é uma iniciativa do Projeto O Jazz e suas Divas. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments