Nova unidade da Vila Reencontro chega ao bairro da Armênia e deve atender quase 500 famílias em situação de vulnerabilidade social
- forumfdc
- 11 hours ago
- 2 min read
A moradia é temporária e permite garantir dignidade e acompanhamento na inclusão social
Da Redação
A região central da capital paulista abriga a 12ª unidade da Vila Reencontro. O novo equipamento foi inaugurado em dezembro de 2025 e está preparado para atender quase 500 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Localizada no bairro da Armênia, a estrutura foi planejada para garantir amparo digno e temporário, aliado ao acompanhamento social contínuo.
O equipamento, conta com 109 módulos habitacionais, play ground, brinquedoteca, duas quadras poliesportivas, além de biblioteca, fraldário e quatro refeições são oferecidas por dia no local. Apoio para a qualificação profissional será oferecido no tempo em que as famílias residirem no local. Motivo de esperança para quem esperou tanto tempo em ter uma vida digna, como declara a nova moradora da vila, Jessica Silva.
“Foi muito importante. Foi um chão firme para pisar, né? O que acontece com as nossas vidas assim, pessoas como eu, que perdi a casa, é um chão firme para acolher meus filhos e estar segura”, comenta Jéssica.
A cidade de São Paulo criou mais de 3.300 vagas nas Vilas Reencontro, com a nova unidade, número alcançado desde o primeiro equipamento implantado em 2022. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, os espaços de acolhimento permitem apoiar as pessoas em momentos difíceis e gerar oportunidades de uma vida melhor.
“Toda vez que entrego uma vila, eu fico muito emocionado. Essas Vilas Reencontro, o nome diz, né, reencontro, para aquelas famílias em situação de rua que tão no seu pior momento de vulnerabilidade e vem para cá serem cuidados, para que elas possam ter a oportunidade de fazer um curso, de pegar enviar um currículo e se tornarem uma pessoa autônoma. Esse é o nosso desejo, tanto é que só das vilas 890 pessoas já conseguiram a sua autonomia, conseguiram um emprego, conseguiram tocar a vida”, afirma Nunes.
A Central de Notícias da Rádio Tucuruvi é uma iniciativa do Projeto “Tropicalismo e a música brasileira!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comments