top of page
Search

O BAIRRO DE SANTANA RECEBE A INAUGURAÇÃO DO 2º POT - PROGRAMA OPERAÇÃO TRABALHO.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

 

 

Na primeira semana de abril de 2024, o bairro de Santana, Zona Norte da capital paulista, recebeu a inauguração do segundo POT - Programa Operação Trabalho da cidade. O POT é destinado ao acolhimento, cuidado e qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

A primeira unidade foi inaugurada em janeiro deste ano, no Centro de São Paulo e agora o serviço chega no bairro, com a capacidade de atender, em média, cerca de 6.000 mil pessoas mensalmente. O programa oferece 18 mil vagas para pessoas que desejam voltar ao mercado de trabalho.

 

O prefeito, Ricardo Nunes, esteve na inauguração e contou mais sobre esse programa:

 

“Hoje a gente inaugura aqui, um dos 4 espaços iguais a esse que é do Programa Operação Trabalho. Nós tínhamos em 2017, mil e poucas vagas e hoje são 18.000 mil vagas para pessoas que integram nesse programa que podem ser o POT Defesa Civil, onde tem pessoas da comunidade em áreas de risco que estejam desempregadas e contratamos para atuar nessa área, com orientação da defesa civil. Existe o POT Mães Guardiãs, que trabalham junto às nossas unidades escolares, para evitar evasão escolar e se um aluno começar a faltar, a mãe vai na casa da família para entender o que é. Tem o POT Zeladoria que trabalha com as nossas praças. Enfim, são várias atividades de POT e que tem também cursos profissionalizantes. Por exemplo, curso para dar aula de gastronomia, onde a maioria das pessoas que eu conversei eram do POT Mães Guardiãs e uma das senhoras me contava, que do curso de gastronomia, ela hoje, produz esfihas e vende e isso soma em sua renda familiar. Portanto, é um trabalho muito importante, com um investimento de 64 milhões de reais, onde a gente consegue dar oportunidade para as pessoas ", diz ele.

 

Esse espaço funciona de segundas-feiras às sextas-feiras e oferece cursos de gastronomia, economia criativa, área administrativa e financeira.



A Central de Notícias da Rádio Tucuruvi é uma iniciativa do Projeto Mônica: a garotinha empoderada faz 60 anos”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page