top of page

O MAIOR ACERVO SOBRE A HISTÓRIA BRASILEIRA DA AMÉRICA LATINA É UMA OPÇÃO DE LAZER GRATUITA

  • forumfdc
  • Mar 17, 2023
  • 2 min read

O MAIOR ACERVO SOBRE A HISTÓRIA BRASILEIRA DA AMÉRICA LATINA É UMA OPÇÃO DE LAZER GRATUITA PARA OS PAULISTANOS

Reportagem: Caroline Rossetto



Inaugurada em 13 de dezembro de 2016, a Coleção Olavo Setúbal é uma exposição permanente dentro do Itaú Cultural e já passou pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ceará e entre outros estados.


Disposta em 09 módulos separados e ordem cronológica ( Brasil Desconhecido, Brasil Holandês, Brasil Secreto, Brasil dos Naturalistas, Brasil da Capital, Brasil das Províncias, Brasil do Império, Brasil da Escravidão e Brasil dos Brasileiros ), possui uma linda parede protagonista de muitas fotos em redes sociais, com 300 gravuras representando a fauna e a flora brasileira.


Ali, estão expostas mais de 1300 obras como pinturas, gravuras, documentos, fotografias, mapas cartográficos e diversos documentos que relatam o Brasil na época do descobrimento na chegada dos portugueses até aqui.


Em suas primeiras impressões relatadas oralmente, enxergavam o Brasil como um ambiente inóspito e os povos originários eram vistos como canibais ou tidos como exóticos. Muitos foram levados à Europa para serem expostos e morriam de frio e fome.


É uma época em que se faz necessário entender a luta dos indígenas enquanto sociedade e que cada vez mais, artistas audiovisuais dessa etnia precisam surgir para contar a sua própria história. É a visão da estudante de Direito, Ana Luiza Salles:


“ Eu acho a arte uma das coisas mais importantes do nosso mundo. Como dizia Nietzsche, sem a arte, a vida não basta. Eu acho muito importante a visibilidade e o espaço que tem se dado à arte de culturas que não são europeias ou de centro. É muito legal ver a expressão das histórias sendo contada por pessoas que participaram dessa história. Ver o Brasil não por pessoas que pensaram no Brasil, como na semana de 1922, mas por pessoas que viveram o Brasil como povos originários, quilombolas e pessoas do cotidiano que realmente construíram o nosso país. Eu gosto muito do Itaú Cultural. Eu estou sempre vindo. É a minha 3ª vez aqui.Desde que eu me mudei para São Paulo, é um dos meus lugares preferidos”.


Além de gravuras antigas feitas pelos portugueses e relatos e descobertas da Família Real, vemos um Brasil também vanguardista. Muitos exemplares de obras modernistas, como Mário de Andrade, estão expostas ali, dando ênfase à criatividade do movimento que veio com a Semana de Arte Moderna de 1922.


O espaço também abriga uma grande coleção numismática com cerca de 7000 moedas raras, sendo que 365 estão expostas. Algumas são raras como as primeiras cunhadas em solo brasileiro, de 1645 e 1646, durante a invasão holandesa no país, mostrando todo o início da colonização.


O espaço é gratuito e está localizado na Avenida Paulista, 146 e o horário de funcionamento é Quartas-feiras às sextas-feiras: das 11h00 às 19h00 e de domingos e feriados: das 11h00 às 20h00.


A Central de Notícias da Rádio TUCURUVI é uma iniciativa do Projeto O Jazz e suas Divas. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page