Governo Federal quer fim da escala 6x1 no primeiro semestre de 2026
- forumfdc
- Dec 23, 2025
- 2 min read
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou que o fim da escala 6×1 será uma prioridade para o governo Lula em 2026 e que a intenção é aprovar a mudança na jornada de trabalho ainda no primeiro semestre do próximo ano.
Ele também declarou que o governo apoiará a proposta que tiver tramitação mais rápida no Congresso Nacional. Segundo Boulos, diversas propostas sobre o tema tramitam atualmente nas duas Casas Legislativas, e mais de uma delas conta com apoio declarado do governo. Vamos ouvi-lo:
“Nós já temos feito um esforço para avançar e destravar a pauta do fim da escala 6x1, inclusive como uma determinação do presidente Lula, que quer que o governo impulsione esse debate. Queremos mostrar que é possível acabar com a escala 6x1 e que isso não vai provocar a hecatombe na economia, como alguns setores empresariais têm colocado.”, disse o ministro.
Uma das principais propostas apoiadas pelo governo é o projeto de lei relatado pelo deputado Leo Prates (PDT-BA). O texto prevê a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, com adoção da escala 5×2.
Já a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), propõe uma redução maior, para 36 horas semanais, com jornada de quatro dias de trabalho e três de descanso (4×3).
Recentemente, o governo se manifestou contra outra proposta, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que previa a redução da jornada de trabalho, mas mantinha a escala em seis dias de trabalho por semana.
A escala 6×1 é uma jornada de trabalho baseada em até 44 horas semanais. Nesse modelo, o trabalhador exerce suas atividades por seis dias, geralmente com jornadas de até oito horas diárias, e tem direito a apenas um dia de folga.
A Central de Notícias da Rádio Tucuruvi é uma iniciativa do Projeto “Tropicalismo e a música brasileira!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comments